‼ NOTA DE REPÚDIO

CONVOCAÇÃO PARA AGE-V – CPRM – XXXV ACT 2023/2024
22 de maio de 2023
ATO NACIONAL EM DEFESA DOS PARTICIPANTES E ASSISTIDOS DA PETROS.
30 de maio de 2023

O SITRAMICO-MG repudia os atos de racismo sofrido pelo Vini Jr., em jogos na Espanha, país em que reside e joga profissionalmente, representada por seus vários campos: o histórico de violência dos torcedores, o silêncio da imprensa sobre os inúmeros casos, a omissão do governo e o abuso de poder do presidente da La Liga. Um exemplo “claro” de racismo estrutural.·.

Em pleno século XXI não é admissível que uma pessoa seja ofendida e agredida por sua cor de pele.

No entanto estamos falando de alguém que ocupa um espaço de poder e visibilidade, que corretamente se posicionou e está mobilizando a imprensa mundial e a opinião pública. O que dizer dos nossos cidadãos e trabalhadores brasileiros que lidam com o racismo diariamente, pois a discriminação toma várias formas: pessoas negras são as mais afetadas pela fome, pela pobreza e pela violência. Profissionais de todas as áreas, de todos os tipos de cargo, e da informalidade, sofrem com opiniões preconceituosas e desconfiadas sobre eles. Os trabalhadores de nossa categoria de Minérios e derivados de Petróleo enfrentam habitualmente o racismo estrutural, porque como o próprio nome diz, o racismo estrutural não está somente no que é dito, mas nas ações, nos olhares, etc. Nosso sindicato é solidário e se junta a eles no combate e na transformação da sociedade.

Providências não são mais necessárias e sim essenciais. Punir os racistas e as instituições que perpetuam a prática, não se omitir sobre o assunto e acolher as vítimas se torna emergencial.·.

Não basta não ser racista, temos que ser antirracistas. Só assim conseguiremos chegar até uma realidade em que todas as pessoas consigam prosperar, como Vini Jr., sendo reconhecidas e valorizadas pelo que são.

Leonardo Luiz de Freitas.

Presidente do Sitramico-MG

Leonardo Luiz de Freitas