Aprenda a se proteger da hostilidade no ambiente de trabalho

ATENÇÃO TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE LUBRIFICANTES
25 de setembro de 2019
SAQUE-ANIVERSÁRIO
2 de outubro de 2019

Terrifying businessman covering his face being attacked by a giant hand (Paulus Rusyanto / EyeEm | Getty Images/VOCÊ S/A)

Ambientes em que a tensão e a toxidade imperam são danosos, cansativos e podem causar doenças. A matéria abaixo da Revista Exame traz informações importantes de  como se proteger da hostilidade no ambiente de trabalho.

Via Revista Exame texto completo em  https://exame.abril.com.br/carreira/aprenda-a-se-proteger-da-hostilidade-no-ambiente-de-trabalho/

 

Da grosseria do chefe à piada sem graça, as demonstrações de desrespeito no trabalho minam a autoestima, a performance e a saúde

Pense naquele chefe que segura todo mundo no escritório até tarde da noite. Ou naquele que só lembra seu nome quando é para chamá-lo aos gritos na sala dele.

Pense no colega que coloca apelido em todo mundo ou no outro que se gaba de ser o favorito da alta gerência. As situações de hostilidade estão por toda parte no dia a dia profissional e é praticamente impossível passar ileso por elas — como vítima, testemunha ou sendo o próprio autor do desrespeito.

Primeiro, porque onde houver relações humanas haverá conflitos. Além disso, o ambiente competitivo, a cobrança por resultados e a convivência de diferentes gerações no mesmo espaço de trabalho (coisa mais comum a cada dia) criam um cenário propício para atitudes ríspidas, agressivas e insensíveis.

A professora Christine Porath, da Escola de Negócios da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, estuda as causas e os efeitos da hostilidade no trabalho há duas décadas.

 O interesse pelo tema surgiu depois de ela mesma passar dois anos em um emprego em que era submetida diariamente a todo tipo de desrespeito.Ela é autora do livro Mastering Incivility — A Manifesto for the Workplace (“Dominando a hostilidade — um manifesto para o ambiente de trabalho”, numa tradução livre, sem edição no Brasil). (LEIA O TEXTO COMPLETO NO LINK NO INÍCIO DO POST.)