BOLETIM INFORMATIVO – CPRM – XXXIV ACT 2021/2022

CONVOCAÇÃO PARA AGE VIRTUAL – MOACYR A. CASTRO & FILHOS – ACT 2022
18 de maio de 2022
BOLETIM INFORMATIVO 16/2022 – NEGOCIAÇÃO ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2022 – ALESAT COMBUSTÍVEIS
24 de maio de 2022
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO DE MINÉRIOS E DERIVADOS DE PETRÓLEO CNPJ 33.672.197/0001-64 Rua Álvaro Alvim nº 31, Grupo 1.201 – Centro CEP: 20031-010 – Rio de Janeiro – RJ Telefone (21) 2220-5857
e-mail:fetramicobr@gmail.com      

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2022.                                                                         Boletim Informativo 01/2022

Assunto: Manifestação Nacional – CPRM

A Manifestação Nacional promovida pelos sindicatos, apoiada pela CONAE e AGEN, foi realizada no dia 11/05 na parte da manhã na entrada da sede do escritório do Rio de Janeiro, com participação dos trabalhadores e trabalhadoras de várias Suregs nas mais diversas regiões do país através de transmissão simultânea pelo ZOOM e pelo Facebook. Essa manifestação híbrida teve por objetivo mobilizar o comando da empresa para a realidade de seus trabalhadores, que estão já há alguns anos sem qualquer reajuste ou reposição salarial, acumulando perdas significativas do poder aquisitivo de seus salários, tendo em vista a alta inflação que vem ocorrendo no nosso país nos últimos anos. Além disso, apesar do esforço conjunto das lideranças sindicais e entidades internas, até a presente data não foi concluída a negociação coletiva do ACT 2021-2022, cuja data base foi 1º de julho de 2021. Em 10 meses de negociação e 10 rodadas não foi apresentada pela empresa nenhuma proposta de reajuste salarial e de benefícios.  Todos nós sabemos dos constantes reajustes nos alimentos, combustíveis, energia, água, telefonia fixa e móvel, internet, mensalidades escolares, planos de assistência médica, aluguel, dentre muitas outras despesas mensais.

Durante o Ato houve manifestação dos representantes sindicais e ao final um abraço simbólico na CPRM, com as palavras de ordem “Proposta irrefutável já”, ” Essa luta é nossa”, “sem pressão não há reposição” e confirmação da pauta dos trabalhadores e trabalhadoras da CPRM:

  1. Reposição salarial,
  2. Manutenção das SUREGS,
  3. Valorização dos técnicos,
  4. Concurso já,
  5. Não à reestruturação oculta,
  6. Regime de Teletrabalho adequado à realidade dos empregados,
  7. Melhores condições de Infraestrutura,
  8. Retomada do complemento do Auxílio Doença,
  9. Contra a demissão dos aposentados que completam 75 anos,
  10. Manutenção do restaurante e da creche localizados no escritório do Rio de Janeiro.

Os frutos começaram a ser colhidos no mesmo dia, com uma reunião entre as lideranças sindicais e a DAF, através do seu diretor Cassiano e do coordenador das negociações, Leonardo Cusnir. Nesse momento foi anunciado que a direção da CPRM se reuniria com o SEST no dia seguinte, 12/05, juntamente com o Ministério Supervisor, com o objetivo de tratar do estudo encaminhado pela empresa que possibilita firmar um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) bianual (2021/2023) com as entidades sindicais que vislumbre reajuste salarial e de benefícios, excetuando-se os de Auxílio Alimentação e Creche (LDO2022). O prazo requerido pela CPRM para apresentar a proposta e retornar à mesa de negociação com as entidades sindicais e lideranças dos laborais é de 10 dias, contados a partir de 13/05.

Por fim, entidades sindicais, entidades internas e principalmente trabalhadores e trabalhadoras permaneçam MOBILIZADOS! ” SEM PRESSÃO  NÃO TEM REPOSIÇÃO “

Mantenha o seu cadastro atualizado e fique atento a novas informações! Aos trabalhadores e trabalhadoras lembramos que um sindicato é mais forte quanto maior a participação e colaboração de cada um. Fortaleça seu sindicato!

Leonardo Luiz de Freitas

Coordenador da Bancada Sindical