COMUNICADO SOBRE CORONAVÍRUS

ATENÇÃO DIRETORES DO SITRAMICO-MG
16 de março de 2020
MEDIDAS DE PROTEÇÃO À VIDA, À SAÚDE, AO EMPREGO E À RENDA DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS
17 de março de 2020

                   COMUNICADO                                     16/03/2020

Considerando a pandemia do Coronavírus (COVID-19), também chamado de síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2)  e seguindo as recomendações das autoridades, nacionais e internacionais, de Saúde,  comunico que estamos acompanhando as ações que serão tomadas pelas empresas nos próximos dias que visem preservar a saúde dos trabalhadores.

Embora o estado de Minas Gerais não tenha registrado ainda nenhum caso de transmissão comunitária (quando não é mais possível identificar a origem da contaminação), medidas preventivas devem ser adotadas com objetivo de reduzir o contágio da doença. Sem a adoção das recomendações, o número de casos do coronavírus podem dobrar a cada três dias.

As medidas gerais válidas, a partir da ultima sexta-feira (13), a todos os estados brasileiros, incluem:

Reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar)   Isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, além da recomendação para que pacientes com casos leves procurem os postos de saúde. As unidades de saúde, públicas e privadas, deverão iniciar, a partir da próxima semana, a triagem rápida para reduzir o tempo de espera no atendimento.

Para os serviços públicos e privados, é indicado que:

Disponibilizar locais para que os trabalhadores lavem as mãos com frequência, álcool em gel 70% e toalhas de papel descartáveis. O uso de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual (EPI) sejam feitos apenas por pessoas doentes, casos confirmados da doença, contatos domiciliares e profissionais de saúde. Evitar sempre que possível locais fechados como idas ao cinema, shoppings, viagens e locais com aglomeração de pessoas.
Evitar o compartilhamento de objetos, dormitórios, alimentos e bebidas. Afastar das atividades laborais pessoas que estejam regressando do exterior por um período de sete (7) dias, quando possível.   Suspender ou adiar, quando possível, eventos de massa ou atividades que tenham público superior a 100 pessoas, optar por eventos com transmissão virtual ou em locais abertos e arejados

Fonte: site do SES/MG -> notícias-> Recomendações à população e comunidades sobre prevenção ao coronavírus.

 Para maiores informações, acessar o site da SES/MG (www.saude.mg.gov.br/coronavirus) e a Plataforma IVIS/Ministério da Saúde (http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus).

Leonardo Luiz de Freitas

 Presidente do Sitramico-MG