GLP – BOLETIM INFORMATIVO 25/2023 – SINDIGÁS – CCT 2023/2025

Dia dos Pais 2023
12 de agosto de 2023
GASMIG – CONVOCAÇÃO PARA AGE VIRTUAL – Pauta de Reivindicações para ACT 2023/2025
13 de setembro de 2023

✊🏽 Leia nosso Boletim Informativo

Aos trabalhadores e trabalhadoras das Cias Distribuidoras e Engarrafadoras de GLP

Boletim Informativo – B.I. 025/2023 – 01 de setembro de 2.023

A Campanha Salarial 2023 das companhias de GLP/ SINDIGÁS já começou. A 1ª rodada de negociação coletiva entre o Sindigás (sindicato que representa as empresas) e a Federação Nacional/FETRAMICO, que será representada pelo presidente do Sitramico-MG Leonardo Freitas, que também é presidente da Federação Nacional – Fetramico e o SINTTRAB, que será representado pelo Marcelino Antônio, presidente do SINTTRAB. 

A Pauta de Reivindicações dos (as) Trabalhadores (as) é Unificada Nacionalmente pelos sindicatos filiados à Federação Nacional e Federações de Rodoviários de MG, RJ e PR e foi divulgada na íntgera no BI 23/2023.

https://www.sitramicomg.org.br/glp-bi-023-2023/

No dia 18/08 recebemos a “Pauta Patronal” do Sindigás através do Ofício 079/2023 ao qual foi comunicado que o documento que norteia a negociação coletiva é o que contém as demandas dos trabalhadores da categoria, a saber, a Pauta Unificada de Reivindicações.

A pauta patronal está constituída em 04 itens:

ITEM I:

CLÁUSULA TRIGÉSIMA QUARTA – LOCAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA TERCEIRIZADA – propõem a exclusão da cláusula que delimita as áreas/atividades que podem ser terceirizadas, ampliando as possibilidades de contratações terceirizadas nas empresas;

ITEM II:

CLÁUSULA OITAVA – ANTECIPAÇÃO DO 13º – propõe a revisão da cláusula para que a antecipação de 13 deixe de ser obrigatório por ocasião das férias e passe a ser por opção dos trabalhadores;

ITEM III:

CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA TERCEIRA – APOSENTADORIA – propõe a revisão da cláusula reduzindo a garantia no emprego de 36 meses para 18 meses que antecedem a data ao direito à concessão pelo INSS;

ITEM IV:

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA – REMUNERAÇÃO DE HORAS EXTRAORDINÁRIAS – propõem a revisão da parametrização para apuração e mês de pagamento das horas extras.

Importante: A categoria possui três frentes de negociação, a Federação Nacional/Fetramico – da qual somos filiados, o CNU e a Fepetrol, e são, portanto, realizadas em datas diferentes com os mesmos resultados para toda a categoria no Brasil. Atualizaremos através de nosso site e demais mídias sociais (Facebook, Instagram e Twitter) e pelo  whatsapp (31) 98865-0613, telefone e diretores nas bases. Acesse www.sitramicomg.org.br/#blog.