GLP – BOLETIM INFORMATIVO 26/2023 – SINDIGÁS – CCT 2023/2024

GASMIG – CONVOCAÇÃO PARA AGE VIRTUAL – Pauta de Reivindicações para ACT 2023/2025
13 de setembro de 2023
SINDIGÁS E FTMR 2023 – FOTOS DA 1ª RODADA
21 de setembro de 2023

✊🏽 Leia nosso Boletim Informativo

Aos trabalhadores e trabalhadoras das Cias Distribuidoras e Engarrafadoras de GLP

Boletim Informativo – B.I. 026/2023 – 19 de setembro de 2.023

A negociação coletiva com o Sindigás para a Campanha Salarial 2023 foi inaugurada nos dias 18 e 19/09. Foram dois dias de rodada de negociação com as empresas do setor. A bancada laboral da FTMR – Federações de Trabalhadores de Minérios e Rodoviários, composta pela FETRAMICO, FETTROMINAS, FETROPAR, FITTRRJ e seus sindicatos filiados e SINDIRODOVIÁRIOS-ES foi coordenada pelos companheiros Leonardo Luiz de Freitas, Marcelino Antônio e José Rodrigues da Costa (Mariano).

Na abertura da reunião, o coordenador do Sindigás expôs e contextualizou o cenário econômico, na visão do setor, a conjuntura nacional e defendeu a pauta patronal. A CCT 22/23 foi prorrogada por 60 dias (até 31/10/2023). Embora as lideranças tenham defendido a necessidade de garantir a data-base para trazer tranquilidade à negociação coletiva as empresas negaram o pedido.

Segundo o DIEESE, Boletim de Negociações nº 35 de agosto de 2023, as categorias com data-base em julho têm apresentado bons resultados nas negociações dos reajustes salariais desse ano. De 165 categorias analisadas até 10 de agosto, 89,1% conquistaram ganhos reais de salários e 10,3% obtiveram reajustes iguais à inflação dos últimos 12 meses. Parece que estamos na marcha ré, porque o Sindigás apresentou contraproposta similar ao menor grupo de empresas analisadas pelo DIEESE (10%), que só repõe a inflação, mas ignora as perdas salariais anteriores e o reconhecimento pela produtividade, mesmo o setor tendo alcançado resultados recordes nos anos de 2022 e 2023 (1º semestre) e negou o pedido de abono especial.

A contraproposta e a pauta patronal foram rejeitadas em mesa pela FTMR. A defesa da Pauta de reivindicações unificada foi debatida e defendida até a cláusula 15ª. Os demais itens desta pauta serão debatidos na 2ª rodada.

Outro ponto defendido com empenho por parte das Federações é a exclusão da cláusula que permite a compensação de horas extras, devendo as mesmas ser quitadas e não compensadas em nenhuma hipótese, item rejeitado pelo Sindigás.

Diante da falta de acordo entre as partes, foi agendada uma nova rodada (2ª) para os dias 02 e 03/10, na cidade do Rio de Janeiro. Mantenham-se mobilizados e informados, a participação dos trabalhadores e trabalhadoras é fundamental.

Importante: A categoria possui três frentes de negociação, a FTMR, da qual somos integrantes, o CTRM e a Fepetrol, e são, portanto, realizadas em datas diferentes com os mesmos resultados para toda a categoria no Brasil. Atualizaremos através de nosso site e demais mídias sociais (Facebook, Instagram e Twitter) e pelo  whatsapp (31) 98865-0613, telefone e diretores nas bases. Acesse www.sitramicomg.org.br/#blog.

                                       Leonardo Luiz de Freitas             Marcelino Antônio Alexandre

                                  Presidente do SITRAMICO-MG          Presidente do SINTTRAB                                             

Segue quadro comparativo entre a Pauta de Reivindicações Unificada das Federações (FTMR) e contraproposta Patronal:

A Pauta de Reivindicações dos (as) Trabalhadores (as) é Unificada Nacionalmente pelos sindicatos filiados à Federação Nacional e Federações de Rodoviários de MG, RJ e PR e foi divulgada na íntegra no BI 23/2023.

https://www.sitramicomg.org.br/glp-bi-023-2023/