GLP – BOLETIM INFORMATIVO 13/2023 – SINDIGÁS – 1º Encontro Semestral.

AVISO DE NÃO FUNCIONAMENTO – 07/04/2023 – SITRAMICO MG
6 de abril de 2023
CONVOCAÇÃO PARA AGE VIRTUAL – MOACYR A. CASTRO & FILHOS – ACT 2023
17 de abril de 2023

✊🏽 Leia nosso Boletim Informativo

Aos trabalhadores e trabalhadoras das Cias Distribuidoras e Engarrafadoras de GLP

Boletim Informativo – B.I. 13/2023 – 14 de abril de 2.023

O Encontro Semestral com o SINDIGÁS, sindicato patronal, para acompanhamento da CCT 2022/2023 aconteceu no dia 12/04 na cidade do Rio de Janeiro.

A FTMR – Federações de Trabalhadores de Minérios e Rodoviários – composta pela FETRAMICO, FETTROMINAS, FETROPAR e FITTRRJ e seus sindicatos filiados estiveram presentes nessa reunião que visa, além de acompanhar a execução da Convenção Coletiva, debater sobre demandas e denúncias da categoria. O SITRAMICO-MG e  o SINTTRAB estiveram presentes representados pelos seus presidentes, Leonardo Freitas e Marcelino Antônio Alexandre.

Pauta debatida:

Eliminação a partir de 01.05.2023 de clausula referente à compensação de horas:
Resposta do Sindigás: Pela patronal, muito cedo para avaliação da questão de compensação de horas. Resposta da FTRM: cláusula 11.5 da CCT está sendo mal aplicada pelas empresas referente a horas negativas, como também registro do aumento de horas extras pelos trabalhadores habitualmente.
Reajuste salarial:
Resposta do Sindigás: argumentou que esse assunto é debatido nas negociações da data base, que ocorrerão em outubro/2023.
Unificação do Piso Salarial:
Resposta do Sindigás: argumentou que este assunto é debatido nas negociações de data base.
Resposta da FTRM: Sugeriu apresentação do número de empregados por pisos para melhor entender o cenário.
4.   Assistência Médica:
Resposta do Sindigás: esclareceu que o mercado apresenta novos encaminhamentos, dificultando novos contratos, assunto especifico de cada empresa/Engarrafadora de GLP.
5. Assinatura de Termo aditivo a CCT, pleiteando estabilidade de 60 dias em caso de fusão:
 Resposta do Sindigás: esse assunto é de responsabilidade das empresas.
6. Proteção e/ou coberturas na área operacional
Resposta do Sindigás: responsabilidade das áreas de segurança, meio ambiente e engenharia das empresas.
Os sindicatos têm acompanhado e cobrado das empresas a colocação das coberturas.
7. Plano de Previdência Privada:
Resposta do Sindigás: assunto de responsabilidade das empresas diretamente.
 Os sindicatos expuseram a dificuldade dos participantes oriundos do Liquigás, atualmente trabalhadores da Copa Energia, no Plano Petros e cobrou resolução de tema que é tratado desde a privatização da empresa.

Além do Sindigás, representantes das empresas Engarrafadoras e Distribuidoras de GLP estiveram presentes no encontro semestral e tomaram conhecimento das demandas relativas às suas empresas. Consideramos que esse momento proporciona senão o debate, pelas respostas do sindicato patronal, mas a oportunidade de levar ao conhecimento do setor os problemas que os trabalhadores enfrentam em seu cotidiano laboral.

Filiar-se ao sindicato é uma forma de fortalecer a sua categoria, aumentando a representatividade. Procure o diretor de sua base para maiores informações de como se associar, ou acesse nosso site: