GLP – BOLETIM INFORMATIVO 25/2022 – SINDIGÁS – 1ª rodada das negociações coletivas

COMUNICADO DE RECESSO – FERIADO DE 7 DE SETEMBRO
6 de setembro de 2022
GRANDLUB – CONVOCAÇÃO PARA AGE – ACT 2022/2023
9 de setembro de 2022

✊🏽 Leia nosso Boletim Informativo

Aos trabalhadores e trabalhadoras das Cias Distribuidoras e Engarrafadoras de GLP


Boletim Informativo – B.I. 25/2022 – 06 de setembro de 2.022

Comunicamos aos nossos representados que nos dias 05 e 06 de setembro foram realizadas as reuniões da primeira rodada de negociação coletiva com o SINDIGÁS (sindicato patronal), na cidade de Salvador – BA, para a renovação de nossa Convenção Coletiva de Trabalho para o período de 01.09.2022 à 31.08.2023.

A FTMR – Federações de Trabalhadores de Minérios e Rodoviários – composta pela FETRAMICO, FETTROMINAS, FETROPAR e FITTRRJ e seus sindicatos filiados foram coordenados na negociação coletiva pelos companheiros Leonardo Luiz de Freitas, Marcelino Antônio e José Rodrigues da Costa (Mariano). Na abertura da reunião, o coordenador do Sindigás expôs e contextualizou o cenário econômico, na visão do setor, a conjuntura nacional e defendeu a pauta patronal:

  1. Adicional de Periculosidade;
  2. Reajuste Salarial;
  3. Locação de mão-de-obra terceirizada;
  4. Assistência Médica a aposentados;
  5. Aposentadoria;
  6. Salário Substituição

Prorrogou a atual Convenção Coletiva por mais 60 dias, garantindo os direitos conquistados pelos trabalhadores até 31/10/2022. O coordenador da bancada laboral, Leonardo Freitas, presidente da Fetramico, abordou a conjuntura socioeconômica desfavorável à categoria e a lucratividade das empresas alcançada pelo esforço contínuo de seus trabalhadores e trabalhadoras. Juntamente com outros dirigentes sindicais das federações presentes defenderam a Pauta Unificada de Reivindicações dos trabalhadores em toda sua integralidade e rejeitaram a Pauta Patronal.

Ao término de dois dias de negociações, após os debates e defesas de lado a lado, e mediante proposta de alterações na Pauta dos Trabalhadores, o Sindigás apresentou a contraproposta abaixo, excluindo ainda os itens da Pauta Patronal 1 (Adicional de Periculosidade), 3 (mão de obra terceirizada), 5 (Aposentadoria) e 6 (Salário Substituição), e agendaram a continuidade das negociações coletivas para o dia 16/09/2022, na cidade do Rio de Janeiro.

Segue quadro comparativo entre a Pauta de Reivindicações Unificada, proposta de acordo das Federações e contraproposta Patronal:

Importante lembrar que a categoria possui três frentes de negociação, a Federação Nacional/Fetramico – da qual somos filiados, a Fepetrol e o CTRM, portanto, realizadas a nível nacional com os mesmos resultados para toda a categoria no Brasil. O engajamento e participação dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria é fundamental para que nossa união possa fazer desta negociação uma negociação de força e sucesso. Só assim, juntos, poderemos alcançar o melhor resultado para todos. Atualizaremos através de nosso site e demais mídias sociais (Facebook, Instagram e Twitter) e pelo  whatsapp (31) 98865-0613, telefone e diretores nas bases. Acessem www.sitramicomg.org.br/#blog.