NOVEMBRO AZUL

Um ano depois: reforma trabalhista promove o emprego inseguro
4 de novembro de 2019
Boletim Informativo BI 07/2019 – 08/11/2019 NEGOCIAÇÃO SIRTGÁS
8 de novembro de 2019

Fonte: Ministério da Saúde

VOCÊ É MAIS IMPORTANTE! NÃO DEIXE O PRECONCEITO SER MAIOR!

O mês de novembro é conhecido mundialmente como o mês de combate ao câncer de próstata. Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

No Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre homens atrás apenas do câncer de pele segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva.

Alguns fatores podem aumentar a chance de um homem desenvolver câncer de próstata como idade, histórico familiar, sobrepeso e obesidade.

O diagnóstico precoce reduz em 40% a chance de metástase[1] e em 50% o risco de mortalidade, segundo o mais longo estudo sobre o tema (Götemborg).

Quando o diagnóstico acontece em fase inicial existe a possibilidade de cura da doença.

Sintomas como dor nos ossos, desconforto, vontade frequente de urinar e presença de sangue na urina ou no sêmen, só aparecem em um estágio já avançado da doença.

E mesmo que não haja sintomas, homens a partir de 50 anos ou que tenham histórico familiar devem procurar um médico para realizar exames preventivos.

O enorme preconceito em relação ao exame de toque retal é uma das questões mais prejudiciais para o diagnóstico precoce e tratamento da doença. É preciso quebrar paradigmas, combater o medo e desmitificar o exame. O procedimento é rápido e não afeta em nada a masculinidade.

Em nossa categoria possuímos grande número de homens e gostaríamos de convidar a todos nesse Novembro Azul para tirar um tempinho e marcar aquele check-up anual. Exame de sangue (hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídeos, glicemia e insulina); aferição de pressão arterial; verificação de peso e cálculo de IMC (índice de massa corporal); função pulmonar (indicada aos fumantes); pesquisa de antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg); teste de detecção de sífilis; e pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite C, além do exame de toque retal e o teste para verificar a reação do antígeno prostático específico (PSA) no sangue.

É importante ressaltar ainda que cuidar da saúde é coisa para todo mundo e independe do gênero e da idade, então não deixe o preconceito te impedir de se cuidar! Coisa de homem mesmo é se cuidar!

Baixe a cartilha: “Câncer de Próstata: vamos falar sobre isso?” e divulgue entre conhecidos:

https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_prostata_2017.pdf

Vídeo do INCA alertando para que o homem cuide de sua saúde:

 

[1] Quando o câncer se espalha além do local onde começou (sítio primário) para outras partes do corpo é denominado metástase.

Fontes: INCA : INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (https://www.inca.gov.br/)  e MINISTÉRIO DA SAÚDE ( http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-prostata)

 

Ajuda? Chat via WhatsApp