SINDICOM – BOLETIM INFORMATIVO 09/2023 – Negociações da CCT 2023 – 5ª Rodada

Dia Internacional da Mulher – 2023
8 de março de 2023
CONVOCAÇÃO PARA AGE VIRTUAL – DISTRIBUIDORAS DE COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES – SINDICOM- CCT 2023
17 de março de 2023

Aos Trabalhadores e Trabalhadoras das Distribuidoras de Combustíveis – SINDICOM

Boletim Informativo – B.I. 09/2023 – 09 de março de 2.023

Conforme já anunciado, a 5ª rodada de negociação coletiva com o Sindicato patronal /Sindicom (representante das Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes) aconteceu no dia de hoje.

Nos Boletins Informativos anteriores havíamos comunicado que o Sindicom manteve a mesma proposta de rejuste de salários e benefícios da 1ª rodada, realizada em 18/01, e também manteve a proposta de Abono Especial condicionada ao aceite da pauta patronal. Os sindicatos filiados à Federação Nacional rejeitaram a Pauta Patronal (04 itens – compensação de dias úteis/feriados, banco de horas, auxílio funeral e auxílio doença) e propuseram-se ao debate somente do item da cláusula de Teletrabalho, elaborando minuta que vise resguardar os direitos dos trabalhadores neste quesito.

Na reunião de hoje, após 05 rodadas, o coordenador da bancada patronal manteve a mesma posição endurecida, não avançando na proposta, e condicionando o abono especial ao aceite das cláusulas da pauta patronal de Banco de Horas e Teletrabalho. Este fato exigiu postura mais firme dos sindicatos, demonstrando a precarização e a falta de avanço do debate pelo lado patronal, rejeitando mais uma vez a proposta patronal em mesa, pedindo a continuidade da negociação coletiva e propondo nova rodada no dia 14/03. Cabe ressaltar que a atual proposta prevê o repasse do INPC do período, 5,93%, e desconsidera as perdas salariais de CCT’s anteriores.

O Sindicom não aceitou o pedido de nova rodada e informou que a proposta é final.  Os sindicatos filiados à Federação Nacional decidiram continuar avaliando o cenário nacional, lembrando que há outras frentes de sindicatos laborais em negociação para os quais foram ofertadas as mesmas condições para renovação da CCT. No momento oportuno levaremos a proposta para debate com a categoria, através da convocação de Assembleia.

É necessário resistir e insistir considerando a capacidade econômica das empresas presentes na negociação, com condições de avançar na proposta econômica e melhorar o texto da cláusula de Teletrabalho, demonstrando reconhecimento dos seus trabalhadores.

Aguardem novas informações, mantendo-se atentos, unidos e resistentes! O sindicato luta pelos direitos dos trabalhadores e por melhores condições de trabalho.

Acompanhem através das nossas mídias:

  • site: www.sitramicomg.org.br                   Facebook , Twitter e Instagram: @sitramicomg

Ou entrem em contato através de nosso telefone: (31) 3201-1951 – Whatsapp: (31) 98865-0613 / e-mail: contato@sitramicomg.org.br

Saudações Sindicais!

Leonardo Luiz de Freitas

Presidente Sitramico MG