SINDICOM – BOLETIM INFORMATIVO 02/2023 – 1ª Rodada de Negociações da CCT 2023

CONVOCAÇÃO – AGE VIRTUAL DOS TRABALHADORES DO SINDICOV -CCT 2022-2023
18 de janeiro de 2023
GASMIG – CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA VIRTUAL – ACTE PLR 2023
25 de janeiro de 2023

Aos Trabalhadores e Trabalhadoras das Distribuidoras de Combustíveis – SINDICOM

Boletim Informativo – B.I. 02/2023 – 18 de janeiro de 2.023

Comunicamos aos nossos representados que no dia de hoje, às 14h, foi realizada a reunião da primeira rodada de negociação coletiva com o SINDICOM (sindicato patronal), para a renovação de nossa Convenção Coletiva de Trabalho para o período de 01.01.2023 à 31.12.2023.

A FEDERAÇÃO NACIONAL – FETRAMICO – e seus sindicatos filiados foram coordenados na negociação coletiva pelo presidente Leonardo Luiz de Freitas.

Na abertura da reunião, o coordenador do SINDICOM apresentou a contraproposta Patronal à Pauta Unificada de Reivindicações dos Trabalhadores, enviada em 27/10/22 (veja o quadro comparativo na página 2) não acatando itens importantes da pauta unificada como Abono Especial, PLR, Auxílio Transporte, Brigada de Incêndio, Plano de Cargos e Salários, tratamento linear de todos os trabalhadores, dentre outras. Além disso, apresentou Pauta Patronal com 05 itens, sendo 04 de alteração de cláusulas atuais (compensação de dias úteis/feriados, banco de horas, auxílio funeral e auxílio doença) e inclusão de cláusula de Trabalho Remoto). Prorrogou a atual Convenção Coletiva até 28/02/2023, sem prejuízo dos valores retroativos que resultarem da negociação.  

O coordenador da bancada laboral e representantes sindicais laborais presentes defenderam a integralidade da Pauta Unificada de Reivindicações dos Trabalhadores, deixando expresso que o repasse da inflação acumulado nos 12 meses anteriores que antecedem a data-base sem reposição das perdas salariais das CCT’s de 20, 21 e 22 é insuficiente, não atendendo aos anseios e demandas dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria, haja vista que a oneração do custo dos alimentos e outros itens do orçamento doméstico cresceram acima da inflação.

Vale lembrar que em ofício encaminhado pela Federação Nacional contendo a Pauta Unificada de Reivindicações dos Trabalhadores foi alertado ao SINDICOM de que à FETRAMICO não foi autorizada a possibilidade de aceitação de eventual pauta patronal.Após os debates de lado a lado, não havendo acordo par o momento, ficou pré-agendada data no início de fevereiro para continuidade das negociações, a ser confirmada pelo SINDICOM.

QUADRO COMPARATIVO ENTRE A PAUTA UNIFICADA E A CONTRAPROPOSTA PATRONAL

Aguardem novas informações a respeito de todo processo negocial.

Acompanhem através das nossas mídias:

  • Site:  www.sitramicomg.org.br/#blog
  • Facebook  Instagram e Twitter: @sitramicomg

Ou entrem em contato através de nosso telefone: (31) 3201-1951 – Whatsapp: (31) 98865-0613.

e-mail: contato@sitramicomg.org.br

Saudações Sindicais!

Leonardo Luiz de Freitas

Presidente Sitramico MG