SINDICOM CCT 24- BOLETIM INFORMATIVO 02/2024

SINDICOM CCT 24- BOLETIM INFORMATIVO 01/2024
16 de janeiro de 2024
SINDIMINAS / NEGOCIAÇÃO COLETIVA CCT 2024 – PAUTA DE REIVINDICAÇÕES
23 de janeiro de 2024

Aos Trabalhadores e Trabalhadoras das Distribuidoras de Combustíveis – SINDICOM

Boletim Informativo – B.I. 02/2024 – 17 de janeiro de 2.024

Comunicamos aos nossos representados que no dia de hoje foi realizada a reunião da primeira rodada de negociação coletiva com o SINDICOM (sindicato patronal), para a renovação de nossa Convenção Coletiva de Trabalho para o período de 01.01.2024 à 31.12.2024.

A FEDERAÇÃO NACIONAL – FETRAMICO – e seus sindicatos filiados foram coordenados na negociação coletiva pelo presidente Leonardo Luiz de Freitas.

Na abertura da reunião, o coordenador do SINDICOM apresentou a contraproposta Patronal à Pauta Unificada de Reivindicações dos Trabalhadores, enviada em 26/10/23 (veja o quadro comparativo na página 2) não acatando itens importantes da pauta unificada como Abono Especial, PLR, Auxílio Transporte, Brigada de Incêndio, Plano de Cargos e Salários, tratamento linear de todos os trabalhadores, dentre outras. Além disso, apresentou Pauta Patronal com retirada de 05 itens, com alteração de cláusulas atuais (ATS, compensação de dias úteis/feriados, auxílio funeral e auxílio doença) e uma que exclui os trabalhadores que recebem duas vezes o teto do INSS da abrangência da CCT, os chamados hipersuficientes. Prorrogou a atual Convenção Coletiva até 29/02/202, sem prejuízo dos valores retroativos que resultarem da negociação.  

O coordenador da bancada laboral e representantes sindicais laborais presentes defenderam a integralidade da Pauta Unificada de Reivindicações dos Trabalhadores, lendo e debatendo item a item, deixando expresso que o repasse da inflação acumulado nos 12 meses anteriores que antecedem a data-base sem reposição das perdas salariais dos anos anteriores (20 a 22) é insuficiente, não atendendo aos anseios e demandas dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria. Mais um ano de negociação e a postura do SINDICOM se repete.Após os debates de lado a lado, a contraproposta das empresas foi rejeitada  em mesa, e ficou acordado que até a próxima semana serão definidos  local , data e horário 2ª rodada.
 Aguardem novas informações a respeito de todo processo negocial.

site: www.sitramicomg.org.brFacebook , Twitter e Instagram: @sitramicomg  (31) 3201-1951 – Whatsappe-mail: contato@sitramicomg.org.br  

Saudações sindicais!

QUADRO COMPARATIVO –