BOLETIM INFORMATIVO 18/2023 -SINDTRR / 1ª RODADA DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA

COMUNICADO DE RECESSO – Feriado de Corpus Christi
7 de junho de 2023
SINDTRR – Convocação para AGE Virtual – 1º Termo Aditivo à CCT 2022/2024
4 de julho de 2023

Este boletim tem por objetivo informar os trabalhadores e trabalhadoras das empresas distribuidoras de combustíveis sobre a celebração do 1º Termo Aditivo/2023 à CCT 2022/2024 com o SINDTRR – somente cláusulas econômicas.

Boletim Informativo – B.I. 18/2023 – 26 de junho de 2.023

Como já é de costume dos (as)  trabalhadores(as) do setor de TRR nesse mês estamos em campanha salarial, coordenada pela Federação Nacional / FETRAMICO e seus sindicatos filiados.  A Convenção Coletiva de Trabalho foi celebrada como SINDTRR (Sindicato Nacional do Comércio Transportador-revendedor-retalhista de Óleo Diesel, Óleo Combustível e Querosene) para vigência por 02 anos (de 1º de maio de 2022 a 30 de abril de 2024). Este ano estamos iniciando a negociação coletiva para discussão das cláusulas econômicas para celebração do Termo Aditivo/2023 à CCT2022/2024.

A Pauta de Reivindicações Unificada da Federação Nacional e seus sindicatos filiados, da qual o SITRAMICO-MG é um deles, foi encaminhada através do ofício 021/2023 em 28/03/2023 ao SINDTRR, contendo de forma clara e objetiva 12(doze) cláusulas e que buscam o melhor atendimento das condições recíprocas das relações de trabalho. Conheça a pauta, que está anexa a este Boletim.    

A 1ª rodada aconteceu somente em 22/06/2023, apesar das várias tentativas de agendamento. Os trabalhos foram iniciados pelo Leonardo Freitas, presidente da Federação Nacional e coordenador do lado laboral, e contou com a presença do Sr. Álvaro Rodrigues A. de Faria, presidente do SINDTRR. O sindicato patronal apresentou contraproposta à Pauta de Reivindicações de reajuste de 2,0% (dois por cento) sobre piso salarial e salários retroativo à 1º de maio de 2023, índice que está abaixo da inflação dos dozes meses anteriores à data-base, além de reajuste ZERO em benefícios, sem abono e sem PLR, o que foi rejeitado em mesa pelos sindicatos.

Após debates de lado a lado, o sindicato patronal apresentou proposta de reajuste de salários e benefícios em 3,83% (três vírgula oitenta e três por cento), retroativo à 1º de maio de 2023, índice que contempla a reposição da inflação segundo o INPC-IBGE do período maio/2022 a abril/2023. O Presidente Leonardo Freitas cobrou do SINDTRR a necessidade de melhorar a proposta e apresentou ao representante patronal proposta de acordo.

Em resposta a contraproposta das entidades sindicais, o SINDTRR informou que as reivindicações dos trabalhadores e os interesses defendidos pelo SINDTRR, serão avaliados em resposta por OFÍCIO que será encaminhado à Federação em caráter de urgência. A reunião foi encerrada sem uma data para segunda rodada.

Aguardem novas informações a respeito da negociação coletiva com o SINDTRR. O sindicato luta por uma proposta que atenda às necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras.

 Acompanhem através das nossas mídias:

site: www.sitramicomg.org.br/#blog    Facebook/ Instagram/Twitter: @sitramicomg       Whatsapp: (31) 98865-0613.

A participação do trabalhador é essencial para o sucesso das negociações coletivas. Sindicalize-se!

O sindicato defende e luta pelos interesses dos trabalhadores.

Sindicalize-se clicando no link a seguir:

Saudações sindicais!
Leonardo Luiz de Freitas

Presidente do Sitramico-MG