BOLETIM INFORMATIVO 33/2023 – Plano Petros Vibra/BR

BOLETIM INFORMATIVO 34/2023 -SGB/CPRM / XXXV ACT 2023/2024
15 de dezembro de 2023
BOAS FESTAS
18 de dezembro de 2023

Aos Aposentados , Assistidos e Pensionistas da VIBRA ENERGIA (antiga BR Distribuidora)

Boletim Informativo – B.I.33/2023 – 15 de dezembro de 2.023

Informamos que no ultimo dia 11/12, a partir de 14hs, na cidade do Rio de Janeiro, o presidente da Federação Nacional – FETRAMICO, que integra 26 sindicatos da categoria em todo território nacional, Leonardo Luiz de Freitas, acompanhado por Advogados e outros dirigentes sindicais, reuniu-se com o presidente da Petros, Henrique Jäger e os Gerentes Jurídico e de Comunicação da Fundação, na sede da Petros para tratar temas de atuais e relevantes que estão impactando a saúde física e emocional dos participantes/assistidos/pensionistas por impactarem as finanças e a esperança dos mesmos. A pauta da reunião foi: 1) Cisão dos Planos PPSP-NR e PPSP-R; 2) Planos de equacionamentos-PEDs; 3) Suspensão provisória do desconto de parcelas de empréstimos; 4) Ações judiciais e liminares.

Quanto à cisão foi dito pelo Presidente da Petros que o pedido da Vibra Energia está previsto e possibilitado na legislação vigente, mas que a Fundação também exigirá e acompanhará, com todo cuidado e zelo necessários, o longo e minucioso processo de cisão com foco nos interesses dos participantes.  Questionado se a cisão é ruim ou benéfica para os participantes o Presidente da Petros respondeu que dependerá das análises da separação de massas e patrimônio dos planos, ainda iniciais. O Presidente da Federação expressou indignação com possível intenção futura da Vibra com o  pedido de cisão, revelando sua visão se não estaria em curso uma decisão de retirada de patrocínio pela Vibra Energia. Quanto aos PEDs reconheceram o impacto nas finanças dos participantes, mas que o tema está sendo estudado e tratado com objetivo de manter o equilíbrio dos planos e ao mesmo encontrar soluções que aliviem as finanças dos participantes. Informou que no momento é impossível uma nova prorrogação da suspensão provisória das parcelas de empréstimos concedidos. Quanto as ações judiciais e liminares foi debatido entre os jurídicos da Petros e dos Sindicatos ficando claro que decisões judiciais são e serão sempre cumpridas pela Petros e alertado para os impactos das mesmas tanto para a “saúde” dos planos como também e necessariamente dos participantes.

Essa reunião foi a continuidade de uma outra reunião virtual ocorrida em 23/11/23, data seguinte do comunicado do pedido de Cisão feito pela Vibra Energia. Na reunião foi firmado o compromisso de uma agenda de reuniões bimestrais de acompanhamento, debates e atualizações dos desdobramentos do pedido de cisão dos planos e demais temas tratados. Não é “novo” grupo de trabalho no qual as entidades sindicais estariam compactuando com propostas para o pedido de cisão de planos. Acompanhar é também fiscalizar e cobrar os desdobramentos com prioridade nos interesses dos participantes/assistidos/pensionistas.

Fiquem atentos aos nossos informes!

Leonardo Luiz de Freitas

Presidente